anuncio

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Morre Tony Verna, o inventor do replay


Tony Verna, o diretor de televisão e produtor que inventou o replay instantâneo para transmissões ao vivo de esportes há 51 anos, morreu aos 81. Verna estava em sua casa, em Palm Desert, e foi vítima de uma leucemia linfoide aguda, segundo sua filha Tracy Soiseth.

A rede americana CBS usou o replay pela primeira vez em 7 de dezembro de 1963, durante um jogo de futebol americano entre equipes do exército e da marinha dos EUA, na Filadélfia. Verna desenvolveu um método para pausar a fita e marcar a jogada que deveria ser exibida novamente. Ele disse que estava procurando uma maneira de ocupar os intervalos entre jogadas durante uma partida de futebol americano.

O conceito era tão novo que quando o quarterback do exército, Rollie Stichweh, marcou o touchdown, o narrador Lindsey Nelson precisou alertar os espectadores: “Isso não foi ao vivo! Senhoras e senhores, o exército não marcou de novo!”. O replay rapidamente se tornou padrão em transmissões esportivas, dando aos torcedores uma nova forma de acompanhar os jogos.

Tony deixa sua mulher Carol, com quem foi casado por 45 anos, os filhos Tracy Soiseth, Jenny Axelrod e Eric Verna, além de três netos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário